Pessoal,
O Clécio, cumprindo tarefa que lhe foi destinada no Jantar de Confraternização do ano passado, elaborou uma idéia preliminar de como poderíamos pontuar os classificados nos nossos Campeonato, visando a confecção de um Ranking.
Este modelo serviria para o Ranking Histórico e para o Ranking Anual. Acredito que também poderíamos utilizá-lo para o Ranking LIFUMAE.
O texto proposto pelo Clécio é o seguinte:
Prezados confrades da UFM e da LIFUMAE:
Tentando desenvolver um novo “ranking” para nossa Confraria onde se considerasse a pontuação de torneios, campeonatos e outros eventos, busquei algumas alternativas. Para isso são necessárias algumas considerações:
1. O número de participantes;
2. O número de jogos;
3. E o tamanho do evento: Campeonato (pontos corridos), Torneio (com chaves classificatórias) e Taça ou Copa (sistemas eliminatórios).
Para isso, recorri à matemática estabelecendo como se fosse “coeficientes” para a pontuação em cada torneio.
Dessa forma, conforme tabela a seguir, a pontuação de cada time seria de acordo com sua classificação no torneio (até o 10º lugar) sendo que os demais também receberiam uma pontuação relativa apenas à participação. Como exemplo, utilizei o campeonato do ano passado (I Campeonato da Regra Gaúcha do UFM). Perceberão que existem as classificações com pontuações em décimos o que torna mais difícil o empate e pode manter sempre uma proximidade entre os participantes.
Classificação Pontuação Nº de times Nº de jogos Participação Total
Campeão 100 X 1,3 X 1,2 + 1 157
Vice-campeão 80 X 1,3 X 1,2 + 1 125,8
3º colocado 60 X 1,3 X 1,2 + 1 93,6
4º colocado 50 X 1,3 X 1,2 + 1 79
5º colocado 40 X 1,3 X 1,2 + 1 63,4
6º colocado 30 X 1,3 X 1,2 + 1 47,8
7º colocado 20 X 1,3 X 1,2 + 1 32,2
8º colocado 15 X 1,3 X 1,2 + 1 24,4
9º colocado 10 X 1,3 X 1,2 + 1 16,6
10º colocado 5 X 1,3 X 1,2 + 1 8,8
Demais 0 X 1,3 X 1,2 + 1 1
As adequações poderiam ser realizadas com outras pontuações ou também “coeficientes”. Da mesma forma, se entendermos que a pontuação até o décimo lugar é muito ampla podemos também reduzi-la readequando, novamente, a pontuação. Esta, então, é uma primeira proposta para ser avaliada pelos demais.
Atenciosamente,
Clécio Homrich da Silva
D.T. do Cachoeira FC e do EC Juventude
Confrade da UFM e da LIFUMAE
Portanto, pessoal, agora é com os demais Confrades a discussão desta proposta. Contamos com a colaboração de todos no sentido de ratificarmos, ou se for o caso, retificarmos a mesma.
Poste sua opinião, critique a proposta, emita sua posição a respeito. As discussões terão como data limite o dia 31 de julho deste ano. Após esta data, a Coordenação da Confraria homologará o texto que for discutido e elaborará os Rankings baseado no que for aprovado.
Participe!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Será que estes critérios discriminan os Campeonatos de longa duração (tipo os atuais) de Torneios de 1 dia (tipo o da Semana de Porto Alegre) ???
ResponderExcluirgostaria de sugerir um criterio de ranking um pouco mais simple e que vai facilitar até campeonatos longos.
ResponderExcluirsegue:
jogos para qualquer evento oficial
vitoria p/jogo> 10 pontos
campeão> 100 pontos
vice> 60 pontos
terceiro> 40 pontos
quarto> 30 pontos
quinto> 20 pontos
sexto> 15 pontos
setimo> 10 pontos
oitavo> 5 pontos
essa é minha sugestão acho bem mais facil de controlar o ranking.
sds.
David
A proposta do David é de simples aplicação, porém a proposta do Clécio me parece mais completa.
ResponderExcluirAmbas discriminam campeonatos de longa duração e torneios, pois pontuam por jogos, mas também neste quesito a proposta do Clécio é mais abrangente, prevendo inclusive pontos por participação.
Outra coisa que me lembrei é quanto à pontuação histórica. Vocês acham justo que alguém que tenha tido uma grande pontuação há 2 anos atrás lidere o ranking em prol de alguém que, em função dos campeonatos e torneios atuais, não tenha conseguido uma pontuação tão alta? Ou sendo mais objetivo, minha proposta é criar um fator por ano, que iria diminuindo à medida que o tempo passa. Por exemplo:
- Ano atual = Fator 1;
- Ano anterior = Fator 0,95;
- 2 anos atrás = Fator 0,9;
- 3 anos atrás = fator 0,8;
- E assim por diante.
Isto faria com que os resultados históricos, apesar de considerados, não o seriam com o mesmo valor dos resultados mais recentes, privilegiando de uma certa forma o presente em relação ao passado.
David, não precisa te preocupar com a aplicação dos critérios. O computador foi criado para estas tarefas.
Com a publicação dos Rankings, calculados segundo os critérios discutidos (pouco) neste BLOG, fica encerrada a etapa de encaminhamento de sugestões.
ResponderExcluirNo entanto, os critérios atualmente vigentes não são definitivos. A qualquer momento poderão ser alterados e melhorados.
Caso tenha alguma sugestão, encaminhe à Coordenação.